Tah, mas como saber quais roupas são mais sustentáveis?
” Somos responsáveis pelas roupas que adquirimos”.
Preciso te contar, antes de tudo, que é uma conta complexa de fazer, como pensar sobre toda a cadeia produtiva, reconhecer os melhores tecidos para cada ocasião, entender quais processos estamos apoiando e compreender se estamos fazendo boas escolhas. Ou seja, não existe uma fórmula exata para declarar se um produto é realmente sustentável. Na verdade, é um processo longo, e teríamos que rastrear todo o caminho por qual ele passou até chegar na tua mão.
Mas também não é algo de outro mundo, são as atitudes simples que mudam tudo, e quando começamos a prestar muita atenção e a mudar os hábitos de consumo com mais consciência, isso acaba presente em todas as outras áreas da nossa vida. Para mim, começou na alimentação, depois para o vestir, e só mais tarde, comecei a observar as políticas públicas e a responsabilidade ambiental de cada um de nós, de forma local.
Mas calma, lembra quando éramos crianças e não sabíamos andar de bicicleta, mas queríamos tanto encontrar a liberdade, que um dia simplesmente conseguimos?
É mais ou menos por aí que vamos trilhar essa jornada de descobertas. Se temos vontade no coração de entender do que são feitas as nossas roupas e como apoiar as empresas e marcas que estão construindo hoje um futuro sustentável, vamos entender tudo aos poucos. E se você quiser, vem comigo aprender o que já desbravei até aqui.
Hoje vou te convidar a olhar a etiqueta das tuas roupas. Vamos?
Perceba o que consta lá e depois faça uma pesquisa sobre a matéria prima que você encontrou. Por exemplo, se você encontrou PES (poliéster) na etiqueta da sua roupa, saiba que este tecido tem características poluentes em sua produção do início ao fim, como o fio tem petróleo em sua composição, ou que o tempo de decomposição dessa peça vai durar mais de 200 anos, mas que ela não será adequada ao uso rapidamente.
E depois observe os símbolos das etiquetas e pesquise a forma de lavagem. Você tem feito a lavagem de forma adequada? Saiba que aprendermos a cuidar das nossas roupas é uma das formas mais sustentáveis, como escolhermos um sabão com menos químicos tóxicos para descartar na nossa água potável, e manter a qualidade do tecido e durabilidade de uma peça de roupa.
Faça isso toda semana, ou sempre que puder, estude tuas roupas, pesquise, toque os tecidos e olhe a composição, e aos poucos você vai começar a conhecer as fibras somente com a mão.
E depois, isso mesmo, depois de entender o teu comportamento de escolha de tecidos adequados para a tua pele, depois de compreender quais as peças de roupas que você realmente precisa, aí então, você vai pesquisar nas lojas, escolher algumas roupas, observar todas essas características com muito mais conhecimento sobre quais escolhas você está fazendo.
Ou seja, não é sobre escolher tendências ou preencher desejos efêmeros de consumo, mas a Moda Sustentável é sobre escolher nossas roupas de forma responsável, e isso, traz propósito para as nossas composições de looks, e isso nos torna mais conscientes.
Sim, isso dá muito trabalho, mas é um caminho sem volta, e a recompensa é o impacto positivo que vamos ter na nossa vida, e na vida da comunidade que está repensando todos os processos produtivos, que no fim, se formos vitoriosos, juntos, vamos ter nossa água mais limpa, nosso ar mais puro e a terra mais rica de nutrientes.
É só começar, vamos lá?
- Qual é a sua peça de roupa que você vai investigar hoje?
- Do que ela é feita?
- Onde foi feita?
- Por quantas mãos ela passou até chegar até você?
- E quantas histórias você já tem com ela, e como você pode cuidar melhor dela para que ela viva muito mais tempo com você?
Se sentir que você quer conhecer mais para o assunto, conheça o meu WORKSHOP INTRODUÇÂO À MODA SUSTENTÁVEL neste link.
Amei o conteúdo, muito necessário! Parabéns 🙌🏻👏🏻